sexta-feira, 13 de novembro de 2015

DOCUMENTÁRIO "BRAZIL - THE TROUBLED LAND" (1964)

Documentário, filmado em 1961, sobre a luta pela terra em Pernambuco e as Ligas Camponesas, para a rede de televisão estadunidense ABC. Enviada a pedido do então governo dos EUA, a cineasta Helen Rogers foi ao Nordeste documentar o suposto surgimento de uma "Nova Cuba", e os ditos perigos da atuação de Francisco Julião sobre a massa camponesa. Assim, os EUA preparava o terreno para posteriormente justificar, perante a opinião pública, seu apoio ao golpe e ditadura militar que aconteceria no Brasil no mesmo ano de exibição do filme.

O documentário foi filmado na Zona da Mata de Pernambuco, para filmar a vida de um camponês. Na feira de Carpina encontrou um Severino, cortador de cana, que trabalhava para o latifundiário Constâncio Maranhão. A filmagem demorou aproximadamente 25 dias, tendo a contribuição da Sudene para transporte, etc. "The Troubled Land" passou nos EUA, onde alcançou grande repercussão, mas nunca foi veiculado na televisão brasileira. De acordo com Celso Furtado, que tem em seus arquivos uma cópia do programa, ‘o Conselho de Segurança Nacional o julgou inconveniente’.

Os tiros de Constâncio Maranhão diante da câmera mostravam bem o poder secular do latifúndio, que faria em abril de 1964 os rios correrem repletos de cadáveres de camponeses das Ligas.

Nenhum comentário: