sábado, 10 de agosto de 2013

GATOS

Olá, Isaac.
Alguns antigos - acho que daqueles de bem pra lá de Bagdad, de bem perto ou mesmo da Antiga Índia, diziam que os ‘deuses criaram os gatos para que nós humanos pudéssemos sentir o prazer de acariciar um tigre’. Isso porque apesar de pequenos e domesticados, sutis e elegantes, os gatos mantêm muito vivo o seu lado ‘bárbaro’, selvagem, assim como os seus parentes felinos bem maiores e selváticos. 

Acho, também, que os gatos sabem muito bem da importância que têm para nós humanos. Tanto sabem que se comportam bem a caráter. Diziam outros antigos (esses não tenho ideia de onde são), que os gatos sabem que não precisam nos agradecer por nós cuidarmos deles, mas, pelo contrário, nós é que devemos ser-lhes eternamente gratos por permitirem que sejam por nós cuidados.

Você certamente tem boas lembranças do gato em quem sua mãe pôs o nome de Casemiro, no tempo em que você ‘era bem criancinha lá no seringal’. Espero que essas ‘pinturas de gatos’, acendam as boas lembranças que todos trazemos dos gatos de nossas infâncias.

Ps. Não consegui encontrar o nome do ‘autor’ dos quadros.


"Como qualquer um que passou muito tempo com os gatos já sabe, os gatos têm uma enorme paciência com as limitações da mente humana." (Clevelant Amory)

"Os gatos raramente interferem com os direitos das pessoas. Sua inteligência os impedem de fazer coisas bobas que atrapalham a vida." (Carl van Vechten)

"Mulheres e gatos fazem o que querem enquanto que os homens e cães devem relaxar e se acostumar com esta idéia." (Robert Heinlein)

"Acredito que gatos são espíritos vindos para a Terra. Tenho certeza que um gato andaria nas nuvens sem cair." (Julio Verne)

"O menor entre todos os gatos é uma obra prima." (Leonardo da Vinci)


"Existem muitas espécies inteligentes no Universo. Elas são conhecidas como Gatos" (anônimo)

"Cachorros acreditam que são humanos. Gatos acreditam que são deuses" (anônimo)

"Gato: um leão pigmeu que ama ratos, odeia cães e patrocina seres humanos" (Oliver Herford)

"Os gatos foram colocados no mundo, para desaprovar o dogma de que todas
as criaturas foram colocadas no mundo para servirem o homem" (Paul Gray)

"O homem é civilizado na medida em que compreende o gato."(George Bernard Shaw)


“Gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas eles têm sabedoria suficiente para manter isto em segredo." (Mary Wilkins)

Clique nas imagens para ampliá-las.

 
  
 
 

 
 


Luiz Felipe Jardim leciona História.

> Leia aqui outros textos de Luiz Felipe Jardim.

Nenhum comentário: