quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A ERA DE OURO DO RÁDIO

Gilberto A. Saavedra Jornalista – Rio de Janeiro 

No dia 7 de Setembro de 1922, em comemorações pela semana da Pátria, o Presidente da República do Brasil, Epitácio Pessoa, incorporou ao evento em caráter experimental, a primeira transmissão do rádio no Brasil, que completou 94 anos, no dia 7 de Setembro.

A Grande festa foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, com a presença da população carioca, entusiasmada e encantada com a moderna e desconhecida tecnologia.

Nessa então época memorável (1922), o estudante de Direito, Levy Cervantes Saavedra (21 anos), aluno da Faculdade de Direito do Brasil, que estudava para ser Diplomata, mas por força do destino, mais tarde, no Acre, tornou-se professor e advogado, também, participou do então festivo evento no Rio de Janeiro, na qualidade de integrante da Força Nacional de Segurança, como Cabo das Forças Armadas, para manter a ordem na cidade durante o evento.

Levy Saavedra torna-se um fã do “Rádio”. Tempo depois, no Acre (1944), era um assíduo ouvinte da Rádio Difusora Acreana, já com alguns poemas publicados (1918/23) em Jornais do Município acreano de Tarauacá. Os achados desses inéditos sonetos (2016) foram encontrados por Isaac Melo, professor de Filosofia da UFAC.

O vídeo em anexo, é um projeto acadêmico experimental de JORNALISMO – PUBLICIDADE e CINEMA, sem fins lucrativos. Curso de Editor “Final CUT X”, na Faculdade CCAA, no Rio de Janeiro e de Comunicação Social na UNISUAM, também, no Rio de Janeiro.
O Documentário “A ERA DE OURO DO Rádio” mostra um pouco da história do rádio do Brasil, suas lutas e carências para se manter no ar até o seu apogeu (1940/50), em glória e fama no território brasileiro. A produção, roteiro, narração e uma parte dos textos, são de minha autoria.

OBJETIVO

O Documentário tem o objetivo de mostrar a quem interessar possa as principais passagens da história do rádio brasileiro, que teve início em 1922 até o início da década de 1950 com o final da ‘Era de Ouro do Rádio’.

JUSTIFICATIVA

O filme foi editado com o objetivo de mostrar aos estudantes de Jornalismo, Publicidade e Cinema, um Projeto Experimental de final de curso.

CONCLUSÃO

O vídeo ‘A Era de Ouro do Rádio’, foi projetado com imagens de filmes e fotos da época. Iniciamos com a primeira transmissão do rádio brasileiro na cidade do Rio de Janeiro; a criação da primeira estação no Brasil, fundada por Roquete Pinto e Henrique Morize; publicidade e às dificuldades que surgiram no período por falta de recursos para levar adiante tão importante projeto, concluindo o texto ‘A Era de Ouro do Rádio’.

Um comentário:

Gilberto A. Saavedra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.